Pluhma Filmes

Busca:   
 Informações   Filmes   Loja   Blog   Em@il   Calendário 

Filmes e DVDs - seleção de temas - PLUHMA Vídeo Locadora

Temas Raciais



Três Enterros (Três Enterros).
Ótima estréia do ator Tommy Lee Jones (de Homens de Preto) na direção, que também atua no filme. O roteiro foi premiado em diversos festivais e é assinado pelo conceituado Guillermo Arriaga (de Amores Brutos e 21 Gramas) e assim como em seus outros trabalhos, também leva a sua marca inegável ao contar uma história forte, fora de cronologia e sobre pontos de vista diferentes. Tommy Lee é Pete Perkins, responsável por um rancho no oeste do Texas, próximo à fronteira com o México, região que recebe muitos imigrantes clandestinos. É ele quem recebe um deles e uma forte amizade nasce entre os dois, até o dia em que o mexicano é morto acidentalmente por um irresponsável e desprezível guarda que faz a patrulha da fronteira. É quando Pete decide que vai honrar o amigo morto, enterrando-o em seu lugar de origem, e para isso seqüestra o guarda. Os dois atravessam, carregando o corpo, uma longa distancia a cavalo e depois a pé, enfrentando o calor e os mais difíceis desafios para enterrar o morto, nesse caso, pela terceira vez. Peter é quase fundamentalista em cumprir sua missão, e leva o assassino à redenção e ao arrependimento completo através dessa punição nada convencional.





Em Minha Terra (In My Country).
Produção que trata de um tema polêmico e conta uma passagem dramática na África do Sul, resgatando os duros anos onde prevaleceu o apartheid (a divisão de racial no país) e uma época de tortura dos brancos dominantes sob a grande maioria negra e pobre da população. O ator Samuel L. Jackson (de Pulp Fiction ? Tempo de Violência) é Langston Whitfield é um jornalista do Washington Post que é mandado ao país para acompanhar uma comissão que colocará torturadores e torturados (e suas famílias) frente a frente. Lá ele acaba tomando contato com a realidade do país e com um passado violento e obscuro, além de conhecer alguns dos principais criminosos dessa era maldita. Isso faz com que ele comece a questionar uma série de coisas, além de ter que aprender a lidar com seus próprios demônios. Ele ainda conhece a poeta branca sul-africana Anna Malan (Juliette Binoche de Chocolate) que se envergonha do papel protagonizado pelos brancos em seu país, nascendo uma amizade e um conflito cheio de dúvidas e questionamentos.





Hotel Ruanda (Hotel Rwanda).
Em Ruanda, no ano de 1994, um conflito político levou à morte quase um milhão de ruandeses, em apenas cem dias. O mundo fechou os olhos para Ruanda. Mas um homem abriu seus braços e coração e fez a diferença. Paul Rusesabagina era gerente de um sofisticado hotel na capital de Ruanda, quando o conflito começou. Munido apenas de sua coragem, ele abrigou no hotel mais de 1200 adultos e crianças. Indicado a três Oscar, Hotel Ruanda conta a história de Ruanda como um alerta ao mundo.





Os Soldados Búfalos (Buffalo Soldiers).
No difícil e selvagem período da colonização norte-americana, um regimento da Cavalaria cai na cilada armada por duas facções de terríveis guerreiros indígenas. Aprisionados e humilhados, os soldados terão que mostrar toda a sua bravura, coragem e determinação, se quiserem sair vivos desta emboscada. Mais que os próprios índios, eles terão que vencer também o preconceito, já que o líder da tropa, Sargento Washington, é um ex-escravo negro. Baseado num episódio histórico e real, o filme foi produzido e estrelando por Danny Glover (Máquina Mortífera).





A Outra História Americana (American History X).
O ódio corrompe até mesmo os mais inocentes. Para Derek Vinyard (Edward Norton, de Cartas na Mesa) foi preciso três anos de prisão para descobrir que o ódio racial que durante boa parte de sua vida depois do assassinato de seu pai, não lhe trouxe nenhum benefício. Envergonhado pelo seu passado, sua principal luta agora, é salvar seu irmão Danny (Edward Furlong, de O Exterminador do Futuro 2) do mesmo destino. Membros da gangue que pregam a supremacia racial branca, querem que Danny assuma o lugar que um dia foi do irmão. Mas Derek está disposto a tudo para evitar isso. Nem que ponha em risco sua própria vida!





A História de Um Soldado (Soldier Story).
Oficial negro é enviado para investigar a morte de um soldado afro-americano numa base no interior dos EUA. O filme faz parte da trilogia do diretor canadense Norman Jewison sobre o racismo na América.





A Cor Púrpura (The Color Purple).
Em 1906, numa pequena cidade da Georgia, sul dos EUA, a quase adolescente Celie, violentada pelo próprio pai, torna-se mãe de duas crianças. Separada imediatamente dos filhos, Celie (Goldberg) é doada a Mister (Glover), que a trata como companheira e escrava ao mesmo tempo. Muito da brutalidade de Mister vem de sua própria dor, da paixão ardente que alimenta pela sensual cantora de Blues, Shung Avery (Avery). Cada vez mais calada e solitária, Celie passa a compartilhar suas tristezas em cartas. Primeiro a Deus, depois à irmã Nettie, missionária na África. Mas quando Shug, aliada a forte Sofia (Winfrey), esposa de Harpo (Pug) - filho de Mister - entram definitivamente em sua vida, ela começa a revelar seu espírito brilhante, ganhando consciência do próprio valor e das possibilidades que o mundo oferece.





Mississipi em Chamas (Mississipi Burning).
1964, e no imprevisível e turbulento sul dos Estados Unidos, uma onda de violência e perseguição está para começar, deixando o país terrivelmente abalado. Três jovens trabalhadores pelos direitos civis - dois brancos e um negro - desaparecem numa estrada do Mississipi, detonando uma das maiores investigações da história do FBI. Gene Hackman (Conexão França) é o ex-delegado sulista Rupert Anderson. Willem Dafoe (Platoon) é o agente supervisor Alan Ward - dois homens do FBI com histórias diferentes que unem suas forças para resolver um caso praticamente indecifrável. Um caso que desencadeou tamanha controvérsia que chocou o mundo. Dirigido por Alan Parker (O Expresso da Meia-Noite), "Mississipi em Chamas" é uma forte descrição de um tempo que viu igrejas serem queimadas, pessoas aterrorizadas e a luta pela causa dos direitos humanos acarretar um onda de assassinatos.





Longe do Paraíso (Far From Heaven).
Hartford, Connecticut, 1957. Cathy Whitaker (Julianne Moore) é uma dona de casa que leva uma vida aparentemente perfeita, pois tem filhos, um dedicado marido, Frank (Dennis Quaid), e a possibilidade de ascensão social. Mas um dia tudo cai por terra quando Cathy, ao ir ao escritório de Frank, vê chocada ele beijando outro homem. Abalada com o acontecimento, Cathy busca conforto junto a Raymond Deagan (Dennis Haysbert), um jardineiro negro. A aproximação dos dois causa desconfiança junto a vizinhança, que não vê com bons olhos o relacionamento entre uma mulher branca e um homem negro. Paralelamente Cathy e Frank decidem manter o casamento, para não sofrerem pressões da comunidade, enquanto procuram um médico, Bowman (James Rebhorn), para tentar curar a "doença" de Frank, pois é cada vez mais difícil ele reprimir sua tendência o homossexual. Enquanto tudo isto acontece surge entre Cathy e Raymond uma forte paixão platônica.





Animal (Animal).
Animal é membro de um violento grupo que foi condenado à prisão, deixando seu filho crescer sozinho nas ruas. Na prisão, Animal encontra-se com um velho revolucionário que manda sua maneira de ver a si mesmo e seu lugar no mundo. Quando ele retorna para a casa muitos anos mais tarde, agora um homem transformado, descobre que seu filho assumiu sua vida no crime e deve encontrar uma maneira de acabar com este destino que ele mesmo criou.





Febre Da Selva (Jungle Fever).
Na trilha de "Faça a coisa Certa", Spike Lee retoma a questão do preconceito racial, o tema central de sua obra. Aqui ele é tratado na confusão despertada quando um arquiteto negro envolve-se com sua secretária de ascendência italiana.





Amistad (Amistad).
Baseado em uma história real, o filme conta a incrível viagem de escravos africanos que se apoderam do navio onde estavam aprisionados e tentam retornar à sua adorada terra natal. Quando o navio, La Amistad, é capturado, os cativos são levados aos Estados Unidos, acusados de assassinato e aguardam sua sentença na prisão. Inicia-se então uma contundente batalha, que chama a atenção de todo o país, questionado a própria finalidade do sistema judicial americano. Mas para aqueles homens e mulheres sob julgamento, é uma luta pelo direito maior do ser humano... a liberdade.





Segredos E Mentiras (Secrets & Lies).
Uma mulher negra descobre que sua verdadeira mãe é branca. Após o choque do primeiro encontro, as duas tornam-se amigas, apesar do preconceito que as cerca.





Duelo De Titãs (Remember The Titans).
Depois de encarnar Steven Biko em Gritos de Liberdade (1987), de fazer o papel título de Malcom X (1992) e o boxeador Ruben Carter em Hurricane – O Furacão (1999), o astro Denzel Washington volta a interpretar um personagem real neste Duelo de Titãs – o treinador de futebol americano Herman Boone. A história é ambientada em 1971, quando uma ordem judicial forçou a integração racial entre as três universidades de Alexandria, Virgínia. Duas delas só tinham alunos brancos, e a outra só jovens afro-americanos. Esse processo de miscigenação, para desaprovação inicial de pais e alunos, também atinge o time de futebol. Boone é o técnico contratado para substituir Bill Yoast, o antigo e lendário técnico do time da T.C Williams. Naturalmente, a tarefa de Boone não será nada fácil. Mas ele consegue convencer Yoast a trabalhar como seu assistente, unir seus jogadores, brancos e negros, e transformar o grupo num verdadeiro time.





Hurricane - O Furacão (The Hurricane).
Essa história conta a inesquecível saga de Rubin "Hurricane" Carter, um lutador de boxe com o futuro promissor, injustamente condenado à prisão por um crime brutal. Preso e esquecido por todos durante quase duas décadas, o último fio de esperança de Carter estava nas mãos de alguns poucos torcedores que se recusavam a dar por encerrada a luta por sua liberdade!





No Calor da Noite (In The Heat Of The Night).
No calor da noite é um "filme poderoso" (The New York Times) que proporciona "o mais alto grau de entretenimento" (New York Daily News)! Ao viajar ao sul do país, Virgil Tibbs, um detetive negro do departamento de homicídios da Philadelphia, acaba involuntariamente envolvido na investigação do assassinato de um importante empresário local, sendo primeiramente acusado do crime e depois convidado a soluciona-lo. Encontrar o assassino torna-se particularmente difícil pois seus esforços são constantemente boicotados pelo preconceituoso Delegado local (Steiger). Mas, nenhum dos dois pode resolver este caso sozinho e, colocando de lado suas diferenças e preconceitos, unem forças em uma corrida desesperada contra o tempo que os levará a descobrir a chocante verdade.



O Sol é Para Todos (To Kill a Mackingbird).
Gregory Peck ganhou um Oscar por sua brilhante atuação como o advogado sulista que defende um negro, nesta excepcional obra-prima. Uma mulher branca acusa homem negro de estupro. Apesar dele ser obviamente inocente, a imputação de culpa num julgamento é tal que nenhum advogado vai mexer um dedo para defendê-lo: exceto Peck, o mais ilustre cidadão. Sua defesa custa-lhe muitas amizades mas traz o respeito e a admiração das filhas órfãs da mãe.



Tolerância Zero (The Believer) .
Prepare-se para ver um dos filmes mais perturbadores da história do cinema. Tolerância Zero é a história verídica de Danny Balint, um jovem aluno de uma escola judia de Nova York, que com os anos se transforma em um furioso skinhead e passa a perseguir estudantes judeus. Aos poucos Danny começa a descobrir sua personalidade neofacista, ao mesmo tempo que tenta entender o significado do judaísmo em sua vida.Considerado pela crítica como um dos melhores filmes americanos do começo do século, Tolerância Zero é um filme intrigante com memoráveis interpretações.





Um Grito De Liberdade (Cry Freedom).
Donald Woods, o editor de um jornal liberal da África do Sul é perseguido pelo regime racista, quando decide contar para o mundo a tocante história do ativista negro Stephen Biko.





Revelações(The Human Stain).
Um segredo abala o primeiro amor do jovem Coleman. Anos mais tarde, em um escandaloso romance com a misteriosa Faunia, Coleman mergulha de cabeça em um relacionamento com alto grau de erotismo que o transporta para o passado. A paixão ressurge e junto vem a ameaça de perigo, na figura do ex-marido de Faunia. Assim, Coleman enfrenta o risco de expor a sua verdadeira identidade, antes que seja tarde demais....





Homens De Honra (Men Of Honor).
Carl Brashear, interpretado por Cuba Gooding Jr., não deixa atrapalhar o seu caminho. Filho de um agricultor de Kentucky, Carl deixa a casa dos pais em busca de uma vida melhor. "Nunca desista...seja o melhor!". Essas foram as palavras de despedida de seu pai, e Carl leva estas palavras dentro do coração. Ingressa na Marinha e deseja tornar-se mergulhador de elite da divisão de buscas e resgates. Billy Sunday (Robert De Niro), oficial da marinhae seu instrutor de treinamento, não quer saber de Carl e nem de suas ambições. Submete-o às piores provas de resistência na tentativa de fazê-lo fracassar e desistir. Com a convivência, nasce um respeito mútuo que os levará a lutar juntos para defenderem a honra e protegerem suas vidas. Estrelado pelos atores ganhadores do Oscar Cuba Gooding Jr e Robert De Niro, Homens de Honra é uma história inspirada no espírito humano e na determinação de um homem.





Conduzindo Miss Daisy (Driving Miss Daisy).
Ganhador do Oscar® de Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Maquiagem e Atriz (a fantástica Jéssica Tandy), Conduzindo Miss Daisy é um filme inesquecível que emocionou e divertiu platéias em todo o mundo. Miss Daisy (Tandy) é uma velha judia excêntrica, cujo filho Bollie (Dan Aykroyd), um rico empresário, contrata um motorista negro para ela. No início a convivência com Hoke (Morgan Freeman) é difícil, mas com o tempo eles se tornam amigos e confidentes, algo impossível de se acontecer em 1950 em Atlanta, num dos estados americanos mais conservadores. Embalado por belas canções interpretadas por Louis Armstrong e Ella Fitzgerald, Conduzindo Miss Daisy é um filme que ficará para sempre no seu coração.





Panteras Negras (Panther).
A história do grupo radical negro Panteras Negras, surgido em meio aos conflitos raciais do final dos anos 60 em São Francisco. Para neutralizar suas ações, o FBI e a máfia local promovem verdadeiro derramamento de drogas nos guetos.


Atores: Kadeem Hardison, Bokeem Woodbine, Courtney B. Vance, Tyrin Turner, Joe Don Baker, Marcus Chong, Anthony Griffith, Bobby Brown, Nefertiti, James Russo, Jennifer Lewis, Chris Rock, Roger Guenveur Smith, Michael Wincott, Richard Dysart, M Emmet Walsh, Dick Gregory, Jerry Rubin, James LeGros, Robert Culp





Drop Squad - O Esquadrão Da Reforma (Drop Squad).
Negros americanos fundam organização ilegal com a finalidade de sequestrar e reeducar os irmãos de cor que "vendem" ou não defendem sua raça. Mas o líder começa a se questionar quando as ações do grupo tornam-se violentas.


Atores: Eriq LaSalle, Vondie Curtis-Hall, Ving Rhames, Kasi Lemmons, Leonard Thomas, Eric A Payne, Billy Williams, Vanessa Williams, Nicole Powell, Paula Kelly, Spike Lee





Uma Escola Muito Louca (Soul Man).
Adolescente branco é aceito na Universidade de Harvard mas seus pais milionários se recusam a pagar seus estudos. Desesperado, ele decide se passar por negro para ganhar uma bolsa na universidade. E descobre como é difícil ser negro na América. Também lançado com o selo Look Filmes como "Confusão à Flor da Pele".








Finian's Rainbow-O Caminho Do Arco-Iris (Finian's Rainbow).
Ele veste uma roupa menos glamourosa do que seu tradicional smoking, mas basta uma rápida olhada naqueles pés para reconhecer Fred Astaire. Um dos maiores astros dos musicais de todos os tempos, cantou e dançou como nunca em seu último filme do gênero, "O Caminho do Arco-Íris", dirigido por Francis Ford Coppola e baseado num Show da Broadway de 1947. Astaire interpreta um malandro irlandês que enterra um pote de ouro, roubado de um duende, próximo ao Fort Knox, pensando, no futuro, em colher ricos frutos. Com ele estão sua filha espirituosa (Petula Clark), um duende (Tommy Steele) e um senador sulista (Keenan Wynn), transformado pela mágica. A trilha de Burton Lane/E.Y. Harburg inclui "How Are Things in Glocca Morra?", "Look to the Rainbow", "If This Isn't Love" e "Old Devil Moon". Não é uma questão de sorte. É talento puro!


A mysterious Irishman, Finian, and his beautiful daughter Sharon arrive one day in a small Southern town of sharecroppers. The town has its own dreamer who thinks that he might be able to put the town on the map by crossing mint with tobacco so that it'll come mentholated. Fianian's journeyed to the town because he's captured a leprechaun's crock of gold and plans to plant it in the ground so it'll grow faster (or else why would the Americans have rushed to dig the gold out of California only to plant it back in the ground at Fort Knox?). But Og the leprechaun arrives, bent on retrieving his gold. Meanwhile, the bigoted Judge Hawkins is upset with the tobacco growers because they're not segregated, and plans on taking their land away. And when Sharon yells, "I wish to God you were black so you could know how it feels..." while standing right over the pot of gold, all hell breaks loose as wishes come true.





PLUHMA
Webdesigner: M.A.P.  
free counters
DVDs dança de salão

EXT Photo Magazine

Nutricao Clinica


Agenda da Danca de Salao Brasileira

Catalogo de Medalhas