Pluhma Filmes

Busca:   
 Informações   Filmes   Loja   Blog   Em@il   Calendário 

PLUHMA

DICAS

O DVD é mais frágil que o CD?

É. Um disco de DVD requer tratamento parecido com o do CD de áudio, porém deve-se ter mais cuidado pois é mais facilmente riscado e qualquer queda ou risco pode comprometer sua integridade e provocar graves danos. Por isso, os cuidados no manuseio devem ser redobrados. Já existem, porém, equipamentos que retificam DVDs com pequenos riscos.
Caso ele esteja arranhado, não faça nada, traga para que nós possamos retifica-lo.

Como segurar o DVD?

- Evite tocar em sua superfície diretamente com os dedos, segure pelas bordas e pelo furo central.

Como retirar o DVD do estojo?

- Para retirar o DVD do estojo, aperte o núcleo central com o dedo indicador e retire o DVD pelas laterais, usando o dedo polegar e o dedo médio. Ao segurar o estojo com a outra mão, não coloque o dedo imediatamente atrás da posição onde você está apertando pois dificulta que o DVD se solte.

Como colocar o DVD no estojo?

- Para colocar o DVD no estojo, por outro lado facilita colocar o dedo da mão que segura o estojo imediatamente atrás do núcleo central onde você está colocando o DVD. Dessa maneira basta pressionar o DVD no núcleo central, com cuidado, que ele encaixa perfeitamente. Cuidado para não deixar mal encaixado pois o DVD pode se soltar e acabar arranhando.

Como guardar?

- Guarde longe de lugares úmidos ou quentes e de fontes de radiação. Mantenha-o sempre na própria embalagem.

- Nunca tente dobrar o DVD, ele deve estar sempre plano.

Como limpar?

- Poeira impregnada no DVD prejudica sua leitura. Assim, o DVD deve ser protegido de gordura ou qualquer tipo de sujeira.

- O disco só pode ser limpo com um chumaço de algodão ou um pedaço de tecido bem macio e que não solte fiapos. Não use produtos líquidos para limpeza como abrasivos ou solventes.

- Sempre que você for limpar seus discos, evite fazer movimentos circulares. Limpe de dentro para fora (do furo central para a borda) com movimentos retos.

O DVD apresenta problemas de reprodução, pulando ou aparecendo "quadradinhos", travando etc.

Um disco DVD pode apresentar diversos problemas de reprodução em seu aparelho e nenhum problema no aparelho de um amigo, ou ainda não apresentar nenhum problema após uma simples limpeza. Isso, infelizmente, (ainda) é normal, porém em seu aparelho a quase totalidade dos DVDs originais não deve apresentar problema se forem limpos e bem cuidados. Caso as falhas se tornem frequentes provavelmente seu aparelho está estragando ou é um modelo ruim. É claro que além de limpar o disco você deve testar em mais de um aparelho, mas é sempre possível surgir defeitos de fabricação do próprio disco ou ainda um arranhão mais profundo.

DVDs gravados em casa são lidos em qualquer aparelho?

Na grande maioria dos aparelhos novos sim, aparelhos antigos ou de má qualidade podem apresentar problemas. No início da era da gravação doméstica dos cds de música também existiam problemas de reprodução em cd-players, hoje esse problema é quase inexistente.

- Quer saber mais sobre DVD, clique aqui (FAQ em inglês).

Não consigo trocar a legenda ou o áudio!

- Verifique se o DVD tem a opção de áudio e legenda que deseja. Se tiver, ao invés de tentar trocar pelo controle remoto através dos botões de áudio ou legenda, simplesmente vá até o menu do DVD e troque por lá. Verifique se as pilhas do controle remoto estão boas.

Legenda é a mesma coisa que Close Caption ?

- Close Captions (CC) são textos escondidos no sinal analógico de vídeo. Se o vídeo for digital o CC é extraído após a decodificação do vídeo digital em analógico. A diferença entre legendas e CC é que as legendas são produzidas para o público com audição normal e as CC para o público com deficiência auditiva. As legendas raramente mostram todo o conteúdo do áudio. As CC mostram efeitos sonoros (som de telefone ou passos, e.g.) enquanto as legendas não. Para que as CC aparecem não basta configurar o aparelho de TV, é necessário também que elas estejam disponíveis na fonte de sinal de vídeo (DVD, emissora de TV etc)

Não sai som nenhum!

- Verifique os cabos de áudio pois podem estar com defeito ou invertidos. Verifique a opção de áudio escolhida pois certas opções existentes nos discos não funcionam em qualquer TV e necessitam de um home-theater configurado.

O que é opção de áudio?

- Em um disco de DVD pode existir diversos padrões de codificação de áudio que visam a melhoria da qualidade sonora, entre eles o DTS e o Dolby Digital. Em alguns aparelhos o som DTS (e outras codificações) não é reproduzido.

WIDESCREEN, FULLSCREEN, você sabe realmente o que é isso ?

- Clique aqui para saber a respeito.
Podemos resumir explicando que Widescreen é a tela original de cinema que é mais larga e mais baixa que a tela de TV, dessa maneira para que o fabricante do DVD coloque um filme de cinema na tela da TV é necessário colocar aquelas faixas pretas acima e abaixo do filme para assisti-lo inteiro (DVD em Widescreen), ou colocar o filme preenchendo a tela toda e com isso cortando parte da imagem na largura do filme original (DVD Fullscreen ou Standard). Caso esteja com pressa e queira ver um filme Widescreen sem aquela faixa preta em cima e em baixo, simplesmente aperte o botão de zoom do seu controle remoto.
Alguns aparelhos permitem o uso do pan scan que recorta automaticamente os filmes em widescreen, preenchendo a tela da TV. Outros permitem que se "estique" a imagem widescreen para que se veja o filme em tela cheia, mesmo que com isso se deforme a imagem.

O que é Progressive Scan ?

- Função que permite aproveitar a melhor qualidade de imagem do DVD em aparelhos de TV que também tenham essa função. Como o DVD tem 720 linhas de resolução e a TV menos da metade, quando se usa essa função a TV aumenta sua resolução aproveitando a qualidade do DVD.

O que são e por que criaram o esquema de Regiões?

- Os DVDs possuem regiões cuja idéia inicial era preservar os direitos de distribuição das produtoras, fazendo com que discos gravados numa região só funcionem em aparelhos desta região.
Na prática, porém, atualmente é possível “destravar” os equipamentos (com DVDs Hacks), que podem então reproduzir DVDs de qualquer região (Code Free), o único problema para filmes é que um DVD de outra região que não a sua pode não ter (e normalmente não tem) a legenda e/ou o áudio em seu idioma. É claro que em DVDs de show isso não é problema.
Região 4: Brasil, América Latina, Austrália e Nova Zelândia.
Região 1: EUA (e seus territórios) e Canadá.
Região 2: Japão, Europa, África do Sul e Oriente Médio (incluindo Egito).
Região 3: Ásia.
Região 5: África, Rússia, Índia, Coréia do Norte e Leste Europeu.
Região 6: China.
Região 0, 16 ou ALL: o Mundo todo (Code Free).


Existem outras "proteções"?

Sim:
      RPC-II:  Código de Região (Region Protection Code)
      CSS:  (Content Scrambling System), a criptografia usada nos filmes em DVD.
      RCE:   Não permite que o DVD seja reproduzido em players transformados em "region-free"/"code-free"
      Macrovision:  Não permite cópias para VHS etc.
      UOPs: (prohibited user operations), não permite que o usuario avance o filme ou vá para o menu;  muito usado principalmente durante as mensagens anti-pirataria.

Que Formatos Existem?

Formatos

DVD-5

DVD-9

DVD-10

DVD-18

DVD±R

DVD±RW

DVD-RAM

Capacidade(GB)

4,7

8,54

9,4

17,08

4,7

4,7

4,7 ou 9,4

Camadas/Lado

1

2

1

2

1

1

1

Lados

1

1

2

2

1

1

1 ou 2


O que é VCD?

VCD é um acrônimo de "Vídeo CD" e é um disco compatível com a quase totalidade de aparelhos leitores de DVD, bem como alguns aparelhos de karaokê, computadores e games mesmo que estes últimos não sejam compatíveis com DVD. A qualidade de imagem é um pouco menor que de um DVD, mas é bastante aceitável. Tem duração de aproximadamente 1 hora.

Posso colar etiquetas ou escrever?

Existem relatos de que mesmo as canetas de retro-projetor usadas para escrever no disco de DVD ou CD podem estraga-lo, pois a tinta furaria a camada de proteção. Se puder, escreva com elas no anel central apenas. Outras canetas nem pensar.
Nunca cole etiquetas, mesmo as próprias para CD não são recomendáveis para DVD. Em CDs só cole etiquetas próprias para esse fim (aquelas redondas com furo no meio que ocupa toda a área do lado do label do CD) pois etiquetas pequenas desbalanceiam o disco.

Por que gravar um DVD ?

Mesmo que você ainda não possua um aparelho de DVD, a conversão de sua fita VHS para DVD vai garantir que suas lembranças em vídeo (batizados, casamentos, aniversários etc) não se percam com o tempo (a durabilidade estimada de um disco DVD que é de 50 a 100 anos é muito maior que uma fita VHS, que pode não chegar a 10 anos).

A deterioração das fitas de vídeo se dá devido a ela ser feita de óxido de ferro (um composto com partículas sólidas de ferro com oxigênio, que se magnetizam com sinais elétricos) sobre uma película plástica flexível.

A fita de vídeo desprende esse óxido de ferro a cada execução devido ao atrito causado pelo cabeçote do vídeo. A cada partícula que se solta, vão-se informações que constituíam sua imagem e som. É como um pneu que vai ficando gasto com o uso.

Se sua fita está mofada, não coloque em hipótese alguma em seu aparelho. Ela pode não estar perdida pois é possível limpá-la, recuperando-a.

Se seu VCR está prendendo suas fitas, mande-o para o conserto imediatamente pois ele pode estraga-las.

Nunca deixe suas fitas próximas de aparelhos de TV ou caixas de som pois eles as desmagnetizam.

A perda de qualidade em uma fita de vídeo já pode ser sentida em 5 anos, independentemente da qualidade de seu armazenamento.

NÃO DEIXE O TEMPO APAGAR SEUS MOMENTOS !!!

Transforme agora mesmo suas fitas em DVD !!!

Todas as informações deste texto foram pesquisadas com afinco, porém podem conter alguma imprecisão ou generalização. Não nos resposabilizamos pelas mesmas.


PLUHMA
Webdesigner: M.A.P.  
free counters
DVDs dança de salão

EXT Photo Magazine

Nutricao Clinica


Agenda da Danca de Salao Brasileira

Catalogo de Medalhas