Procurar 

English version - click here.

Em 2001 ocorreu uma reunião com a presença dos mais renomados profissionais de dança de salão do Rio de Janeiro para a formalização de uma padronização do Samba de Gafieira. Nessa etapa foi padronizado os principais nomes de passos de nível básico, intermediário e avançado.

O objetivo dessa padronização (syllabus) é, futuramente, introduzir o Samba de Gafieira como dança de salão na cena internacional.
Estiveram presentes na reunião:
Carlinhos de Jesus, Rogério Mendonça, Marquinhos Copacabana, Marco Antonio Perna, Bob Cunha/Aurya, Dani Galper, Dani Aguiar, Dani Escudero, Kilve, Flávio Miguel, Bolacha, Luís Florião/Adriana, Gérson Reis, Egídio, Bruno Barros, Valdeci e Marcello Moragas.
O evento foi promovido por uma federação estadual de dança que investiu na idéia de Dani Areco e Fabio Bonini de introduzir o Samba de Gafieira nos EUA.

O Samba de Gafieira não é restrito ao conjunto de passos apresentados. A padronização é importante apenas para existir homegeneização de um conjunto mínimo de passos, considerados os mais importantes, nos três níveis apresentados. Nada impede a criação de passos e variações novos, além da modificação de entradas e saídas de passos, desde que se mantenha a identidade com o samba de gafieira.

Mais informações sobre a história do Samba de Gafieira podem ser obtidas no livro "Samba de Gafieira - a história da dança de salão brasileira", de Marco Antonio Perna, e em outros livros sobre dança de salão do mesmo autor.

Os vídeos de demonstração são apenas para a visualização dos passos, não pretendendo ser uma demonstração didática, não sendo mostrada a entrada nem a saída do passo, na maioria dos vídeos. Os passos foram executados da maneira como podem ocorrer em bailes. A ordem desses passos ainda nao está fechada, mas é aproximadamente a listada a seguir:

Os vídeos no CD-ROM estão no formato MPEG (em boa qualidade e lido em qualquer computador a partir de pentium), nesta página 2 vídeos são disponibilizados.

Pode-se receber todos os vídeos em CDROM, comprando o livro "Dança de Salão: Personagens e Fatos" (clique aqui). Direção, filmagem e edição, seleção de passos, escolha dos dançarinos, fotografia, webdesign e texto: Marco Antonio Perna
Dançarinos: Marcelo Borges e Elaine Pereira.
Os direitos autorais dos vídeos são de Marco Antonio Perna/dancadesalao.com.

Nível Básico:
» Passo Básico: É apresentado com movimentação em diversas direções.


» Saída Lateral: O cavalheiro sai ao lado da dama quando está terminando seu passo básico para trás. Normalmente a saída lateral serve para se entrar no cruzado.
» Tirada ao lado: O cavalheiro tira a dama ao lado. Normalmente a tirada ao lado serve para se entrar no gancho.
» Cruzado
» Gancho
» Balanço
» Caminhada: Existem outras formas de caminhada.
» Esse: É demonstrado o esse da dama, mas o cavalheiro também pode executar.
» Giro da Dama: Não é aconselhável realizar nenhum giro da dama segurando-a pela mão, acima da cabeça dela, pois essa forma é mais indicada para bolero, soltinho ou salsa.
» Puladinho

Nível Intermediário:
» Romário: É apresentada a forma tradicional e em seguida inúmeras variações.
» Tirada de Perna: É apresentada a tirada pela perna direita e em seguida a pela perna esquerda.
» Assalto
» Facão
» Gancho Redondo
» Trança
» Tesoura
» Balão Apagado: Tradicional passo oriundo do maxixe.
» Picadinho
» Mestre Sala

Nível Avançado:
» Pião
» Pica-pau
» Escovinha
» Enceradeira
» Bicicleta



Toda e qualquer variação entra numa segunda etapa como variação do passo. Exemplo é o chicote e a pescaria que são formas de se entrar no facão, e mesmo a faquinha (no vídeo é feita a faquinha e em seguida o facão). Mesmo caso da letra, da boneca e da pulada de cerca.

No syllabus não entram passos acrobáticos onde o dançarino(a) tira os pés do chão. Por essa razão não entrou a cadeirinha nem a baratinha. O balão e o cabide, além de tirarem os pés são passos vindos do Rock.

Direção, filmagem e edição, seleção de passos, escolha dos dançarinos, fotografia, webdesign e texto: Marco Antonio Perna
Dançarinos: Marcelo Borges e Elaine Pereira.
Os direitos autorais dos vídeos são de Marco Antonio Perna/dancadesalao.com.

Rio de Janeiro, 2001
Marco Antonio Perna - sambadegafieira@dancadesalao.com

Proibida a cópia ou reprodução de qualquer parte desta obra, bem como suprimir ou alterar qualquer conteúdo, em qualquer meio de armazenamento ou de exibição (para o público), sem autorização prévia de Marco Antonio Perna.
Esta obra está protegida pela Lei do Direito Autoral.


Permalink  [ Escreva seu comentário ] ( 13313 views )   |  [ 0 trackbacks ]

<<Primeiro <Voltar | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | Próximo > Último >>


Avise Um Amigo
Avise um Amigo

Opiniões/Comentários



 

Adicione sua Opinião/Comentário

Escreva seu comentário abaixo.









Insert Special:








Moderation is turned on for this blog. Your comment will require the administrators approval before it will be visible.


Nutricao Clinica

Saude e Beleza Express


Agenda da Danca de Salao Brasileira

Tenha Sua Loja Virtual

Catalogo de Medalhas

DVDs dança de salão


free counters